2.8.12

Ritual de Defesa

Lua cheia do dia três de julho de 2012
Ventos que Animam a Terra


Na lua cheia do dia 03 de julho, concluí um longo ciclo de dois anos e meio de trabalho intenso. Durante esse tempo me recolhi e desenvolvi uma reflexão sobre o longo processo de criação que envolve o nascimento do espetáculo Rosário. Revisitando antigos diários de trabalho, lendo novas e antigas referências conceituais, refletindo sobre as filosofias das práticas  e técnicas assimiladas, e sobre os fazeres e saberes das manifestações populares vivenciados, cheguei ao trabalho intitulado Ventos que Animam a Terra - Voz e Criação na Trajetória do espetáculo RosárioRosário é um espetáculo solo que está sustentado em três pilares: relação com o sagrado, universo feminino e vivências em manifestações brasileiras. A pesquisa acadêmica refletiu o processo de criação do espetáculo e o cruzamento de duas abordagens vocais como principal guia do trajeto. Esta trajetória contempla aproximadamente dez anos, nos quais, o processo de criação de Rosário está imbricado no meu percurso formativo. As sessões da dissertação contam o desenvolvimento de materialização de uma obra artística, de suas pulsões iniciais à encarnação destes impulsos, e reflete compreensões gerais acerca da criação, pois é um exemplo de trajeto que diz respeito a todo artista: o trabalho de tornar visível o invisível.  Assim como Rosário é um trabalho com a memória, foi também o exercício com esta escrita. Assim, ela foi sendo tecida, lembrando através do corpo e dos diários, remontando os vestígios dos raciocínios criativos desde seus primórdios. O trabalho foi bem recebido e celebrado pela banca com retornos como este: “A dissertação apresentada consiste em um vasto e denso material, relevante e inovador, na área das artes cênicas [...] constitui um acervo para as artes cênicas, com aplicações diversas, desde educação e criação até terapia e humanidades”. Eu estou super aliviada e feliz de poder compartilhar a pesquisa. É Rosário e suas redes de ação: logo teremos um livro.
Felícia de Castro durante ritual de defesa de mestrado

Banca Examinadora:
 Antonio Januzelli (Janô), Meran Vargens (orientadora) e  Ciane Fernandes.

As Testemunhas

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