foto eduardo ravi |
O espetáculo Rosário, com concepção, pesquisa e atuação de Felícia de Castro foi contemplado pelo edital da Fundação Pedro Calmon de Culturas Negras de 2008, tem direção do palhaço, ator e doutor em artes cênicas, Demian Reis e ficará em temporada no Teatro do ICBA, Corredor da Vitória, de
Uma das propostas do projeto aprovado pelo edital da Fundação Pedro Calmon é a formação de plateia, por isso 50% dos ingressos serão para estudantes de escola pública e integrantes de entidades voltadas para a temática afro-brasileira. Para agendamento do publico que terá acesso gratuito ao espetáculo é preciso entrar em contato com a produção do espetáculo nos emails vivianejaco@gmail.com e espetaculorosario@gmail.com, informando a preferência de dia e horário.
“Todo mundo rei e rainha de sua própria história” é com essa provocação e muitas outras durante o espetáculo Rosário que Felícia de Castro coroa o público com uma interpretação intensa que esbanja feminilidade. A abordagem tem aspectos da presença do sagrado nas manifestações culturais afro-brasileiras. Rosário é uma fábula ritualizada contada numa trajetória circular.
Através de cantigas, rico gestual, explosões de texto, interatividade com o público, a atriz revela aspectos das identidades brasileiras. Através de um ciclo denso e cheio de oscilações que configuram as várias mulheres presentes na personagem, é possível perceber a articulação entre gênero, etnia, poesia, beleza e fé.