24.7.10

 NOVA TEMPORADA 
 TEATRO DO ICBA
 DE 05 À 27 DE AGOSTO DE 2010
foto Maíra Valente
 ÀS QUINTAS (14 h e 20 h) E SEXTAS (20 h)




Rosário é uma fábula de mulheres, deusas e animais preparada para o espectador na forma de um ritual. O espetáculo se inspira, em especial, na simbologia da coroação de reis negros, sempre viva nos congados mineiros e em outros folguedos brasileiros. Esta experiência cênica revela aspectos das formações identitárias brasileiras a partir do encontro de culturas diversas em novo território e a religiosidade como dispositivo de sobrevivência e técnica de resistência numa realidade hostil. Ancorado no contato com manifestações populares como os reisados e romarias da região do Cariri, na pesquisa vocal e na força dos cantos tradicionais, o espetáculo solo da atriz Felícia de Castro manifesta um ritual feminino e poético. Através de canções e explosões de textos, a atriz traz à cena um rosário de mulheres em uma única prece. Um corpo dilacerado pelo corte da desterritorialização traduz no acontecimento cênico um ciclo de crueldade, criatividade, luta e reinvenção de si mesmo pela beleza e pela fé. Uma fábula pessoal que recria imagens de terra, mar, mãe, rainhas, coroações, cortes e catarses. 

FICHA TÉCNICA:
Concepção, pesquisa e Atuação – Felícia de Castro
Direção e Preparação Vocal– Demian Reis
Assistência de direção – Carolina Laranjeira

Assessoria em danças brasileiras - Rafael Rolim
Iluminação e operação de luz – Eduardo Albergaria
Figurino – Rino Carvalho
Trilha Sonora – Fabiano de Cristo e coletivo rosário
Operação de som - Ana Carla Silva

Produção – Viviane Jacó
Assessoria de Imprensa – Dayane Pereira
Arte Gráfica e Fotografias – Eduardo Ravi
Cenografia e Adereços (boi e coroa) – Maurício Pedrosa e coletivo rosário
Costura – Angélica Paixão

TEATRO DO ICBA (corredor da Vitória, 1809, telefone: 3338 4700).
Quando: 05 a 27 de agosto de 2010 /Quintas às 14h e 20h, Sextas às 20 h.
Quanto: Valor: R$ 10,00 e 5,00 

Realização: Felícia de Castro
E-mail: espetaculorosario@gmail.com
Site: espetaculorosario.blogspot.com
Contato: 71 - 91968548 / 71 - 99776226 / 71 – 87321535 / 71 – 99132813



GRUPOS E DEBATES 




ESTRÉIA COM A PRESENÇA DO CRIA  E DO CEAO


ALunos e educadores destas instituições prestigiaram a abertura desta nova temporada com uma platéia muito atenta e viva. Após a apresentação foi realizado um rico debate, onde muitas imagens e símbolos do espetáculo foram refletidos. Houve também uma demonstração técnica de um dos elementos do espetáculo: o jogo de espadas do reisado de congo.


fotos eduardo ravi


DIVERSAS INSTITUIÇÕES, ESCOLAS E PROJETOS COMO STEVE BIKO, COLÉGIO ESTADUAL MANOEL NOVAES, GECAP (Grupo de capoeira angola pelourinho), ZIMBA (grupo de capoeira angola), projeto Encruzilhadas do CEAFRO, Viva Maria, Centro Cultural Alagados, entre outros, FORAM ASSSITIR O ESPETÁCULO.
Mestre Moraes (GECAP - grupo de capoeira angola pelourinho)

22.7.10

BRINCANDO ROSÁRIO











Seja bem vindo a este reinado!

"eu vou me banhar numa água tão cristalina, numa água tão bela e fina, que desce lá pra maré..."


Rosário é um espetáculo de muitas fases... pesquisas, trabalhos de sala, processos diversos de criação em diferentes tempos nos últimos dez anos... lugares, pessoas, acontecimentos... Bahia, Ceará... Minas via São Paulo. Após este tempo, ele nasce em 20 de novembro de 2009, forjada a escrita cênica, o trilho por onde o mar deve correr...

Agora, voltar a brincá-lo tem sido uma fase maravilhosa, alimentando de prazer o processo criativo que é contínuo... o terreiro deste ritual de ensaio tem sido a Casa Preta, uma casa-espaço cultural, no dois de julho, que me relembra com sua vista para ruínas, mar e igrejas, a memória do espetáculo... Para completar recebo a visita de amigos para assistir ao processo e dançar comigo, entre eles Rafael Rolim (fotos), que presta assessoria nas danças brasileiras. "Bonito não é a sina, bonito é aboiar!"
FOTOGRAFIAS MAÍRA VALENTE

17.7.10

ROSÁRIO EM PROCESSO DE TRABALHO PARA NOVA TEMPORADA




fotografias Eduardo Ravi
Chuva na varanda da Casa Preta  (foto eduardo ravi)